terça-feira, 19 de junho de 2012

8º ano - Exercícios sobre sujeito e pontuação


1: Na frase: “Querido, deixei seu café pronto na copa.”, temos:

A)       Sujeito simples
B)       Sujeito composto
C)      Sujeito oculto
D)      Sujeito indeterminado
E)       Oração sem sujeito

 2: Assinale a alternativa onde o sujeito não foi corretamente grifado.

A)       Um pressentimento terrível tomou conta de todos.
B)       Nenhum colega meu esteve na festa.
C)      De vez em quando, novos interessados se apresentavam.
D)      Todas as cartas estavam sobre a mesa.
E)       Carolina chorava compulsivamente.

 3: “Quando me procurar o desencanto, eu direi, sereno e confiante, que a vida não me foi de todo inútil.”

A)       indeterminado.
B)       eu (elíptico).
C)      o desencanto.
D)      me.
E)       inexistente.
 4:

4: “Ouviram do Ipiranga as margens plácidas. De um povo heróico o brado retumbante…” O sujeito da afirmação com que se inicia o Hino Nacional Brasileiro é:

A)       indeterminado.
B)       um povo heróico.
C)      as margens plácidas do Ipiranga.
D)      o brado retumbante.
 5:

5: Só num caso a oração é sem sujeito. Identifique-a:

A)       Faltavam três dias para o batismo.
B)       Houve por improcedente a reclamação do aluno.
C)      Sobrou tempo suficiente para as comemorações.
D)      Choveu intensamente nesse fim de semana.
E)       Roubaram o carro do meu pai.
 6:

6: Identifique a alternativa que contém uma oração sem sujeito:

A)       Ontem fez muito calor.
B)       Vive-se bem em apartamentos.
C)      Existem muitos apartamentos à venda.
D)      O dia de ontem foi muito quente.
E)       Vendem-se apartamentos.

7:Observe a estrofe:

“Lembra-me que, em certo dia.
Na rua, ao sol de verão,
Envenenado morria,
Um pobre cão”.

Aparece aí a inversão do:

A)       objeto direto: um pobre cão.
B)       sujeito: um pobre cão.
C)      sujeito: certo dia.
D)      predicado: lembra-me.
E)       predicativo do sujeito: me.

 8:Considere os seguintes trechos:

I – Vendem-se imóveis
II – Eles haviam deixado a festa mais cedo.
III – Palavras horríveis choveram daquela boca pavorosa.

Assinale a(s) proposição (ões) correta(s):

1)       No trecho I, o sujeito é oculto.
2)       No trecho II e III, o sujeito é inexistente, já que os verbos são “haver” e “chover”, respectivamente.
3)       No trecho III, o sujeito é classificado como simples (“Palavras horríveis”), já que o verbo “choveram” encontra-se em seu sentido figurado.
4)       No trecho II, o sujeito é simples (“Eles”), já que o verbo “haver” faz parte de uma locução verbal e, portanto, é um verbo auxiliar.

A. "Pagam bem lá?" Nesta oração o sujeito é:
a) oculto
b) simples
c) indeterminado
d) oração sem sujeito
B. "Em nossa terra não se vive senão de política." Nesta oração o sujeito é:
a) indeterminado
b) oração sem sujeito
c) oculto
d) simples

C. "Entusiasmo, garbo e disciplina caracterizaram o desfile." Nesta oração o tipo de sujeito é:

a) indeterminado
b) composto
c) oração sem sujeito
d) simples

 D. A oração sem sujeito possui apenas:
a) Objeto direto.
b) Objeto indireto.
c) Predicado.
d) Sujeito oculto.

E. "Anoitecia silenciosamente." Nesta oração temos:
a) Sujeito simples
b) Oração sem sujeito.
c) Sujeito indeterminado.
d) Sujeito oculto.

F. Defina o tipo de sujeito desta oração: "Fazia um calor infernal no sertão."
a) Sujeito indeterminado
b) Oração sem sujeito.
c) Sujeito simples
d) Sujeito oculto.

PONTUE CORRETAMENTE:

a) Maria Rita menina pobre do interior chegou a São Paulo assustada
b) O encanador sorriu e disse se a senhora quiser eu posso trocar também a torneira dona
c) Quando tudo vai mal nós devemos parar e pensar onde é que estamos errando desta maneira podemos começar a melhorar isto é a progredir.
d) Socorro alguém me ajude
e) Ao voltar para casa encontrei um ambiente assustador móveis revirados roupas jogadas pelo chão lâmpadas quebradas e torneiras abertas
f) De MPB eu gosto mas de música sertaneja
g) Não critique seu filho homem de Deus dê o apoio que ele necessita e tudo terminará bem se você não apoiá-lo quem irá fazê-lo
h) Os nossos sonhos não são inatingíveis a nossa vontade deve torná-los realidade
i) O computador que é uma invenção deste século torna a nossa vida cada dia mais fácil
j) Eu venderei todas as minhas terras mesmo que antes disso a lavoura se recupere
l) Naquele instante quando ninguém mais esperava de longe avistamos uma figura estranha que se aproximava quando chegou bem perto ele perguntou o que fazem aqui neste fim-de-mundo e nós respondemos graças a Deus o senhor apareceu estamos perdidos nesta mata há dias
m) Quando lhe disserem para desistir persista quando conseguir a vitória divida com seus amigos a sua alegria
n) Quanta burocracia levei dois meses para tirar um documento de identidade
o) Você tem duas opções desiste da carreira ou do casamento
p) O presidente pode se tiver interesse colocar na cadeia os corruptos ou seja aqueles que só fazem mal ao país

3 comentários: